Projeto de Pesquisa registrado no CNPq cujo objetivo é reunir pesquisadores latino-americanos, com metodologia interdisciplinar, por meio de pesquisas, seminários e publicações em Meio Ambiente, Cultura e Sociedade. Este projeto (2015-18) é coordenado pelo Prof. Dr. Dimas Floriani, responsável pela linha de Pesquisa em Epistemologia e Sociologia Ambiental do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR e inserido na Rede Internacional CASLA-CEPIAL Semeando Novos Rumos / Sembrando Nuevos Senderos (Coordenação Geral de Casa Latino-Americana - CASLA). Clique para acessar o projeto.
ESTAMOS INICIANDO UMA NOVA CAMINHADA EM 2019. Registramos novo projeto de pesquisa no CNPq (2019-2021), com o título de:
CONFLITOS DO SOCIOAMBIENTALISMO DESDE AS MARGENS: as intermitências do desenvolvimento e da democracia na América Latina.
Estamos associando ao projeto o(a)s doutorando(a)s da Linha de Epistemologia Ambiental do PPGMADE (UFPR).
ESTAMOS INICIANDO UMA NOVA CAMINHADA EM 2019. Registramos novo projeto de pesquisa no CNPq (2019-2021), com o título de:
CONFLITOS DO SOCIOAMBIENTALISMO DESDE AS MARGENS: as intermitências do desenvolvimento e da democracia na América Latina.
Estamos associando ao projeto o(a)s doutorando(a)s da Linha de Epistemologia Ambiental do PPGMADE (UFPR).
sábado, 11 de julho de 2015
Memória nº 6 do Grupo de Pesquisa Epistemologia e Sociologia Ambiental (25.3.2015)
Memória
da reunião do Grupo de Pesquisa Epistemologia e Sociologia Ambiental, ocorrida em 25 de
março de 2015, nominalmente das 14h às 16h30min, nas dependências da Casa
Latino-Americana (CASLA). Presentes: Prof. Dimas Floriani, Prof. José
Edmilson de Souza Lima, Profª Maria do Rosário Knechtel, Dra. Gladys de Souza
Sánchez, Mara Monteiro, Felipe Amaral, Rafael Braz, Ricardo Gama e José Thomaz.
1. Informes gerais sobre as atividades da Rede CASLA-Cepial e suas
próximas atividades. A Dra. Gladys informou que a rede CASLA‑Cepial envolve
diferentes instituições, inclusive internacionais; e que a Casa
Latino-Americana (CASLA) trabalha com a questão dos direitos humanos,
contemplando liberdade, justiça, interculturalidade, “buen vivir”. Mencionou
que a participação indígena no Brasil é diferente da que se verifica na
Guatemala, onde é bem mais expressiva; o caso dos municípios com autogestão no
México; e o reconhecimento, por parte de indígenas equatorianos, que a ideia de
“década perdida” lhes é estranha, no sentido de não se sentirem por ela
prejudicialmente afetados. Citou também alguns aspectos da cultura mapuche.
Informou que, na CASLA, existem CASLA-Jur (assuntos jurídicos), CASLA-RI
(assuntos de relações internacionais) e CASLA-Psico (assuntos psicológicos).
Que na CASLA há eixos temáticos, que comportam câmaras temáticas, as quais
devem pesquisar realidades dentro de seus temas, publicar e participar de
eventos, com destaque para o Congresso
de Cultura e Educação para a Integração da América Latina (Cepial).
E que há uma câmara jurídica internacional de direitos humanos da Rede
CASLA-Cepial. Mencionou haver um colegiado ou conselho deliberativo, e também
conselhos deliberativos temáticos, constituídos por representantes de câmaras
temáticas. No contexto internacional, informou sobre a colaboração proveniente
das universidades colombianas de Antioquia, Cauca e Medellín. O Prof. Dimas
mencionou a boa aderência de instituições chilenas. A Dra. Gladys mencionou
também o encontro sobre migrações que, embora deva acontecer em Curitiba, é
organizado no México, além de colaborações da Argentina, do Equador e do
Uruguai. No Brasil, mencionou colaborações de pesquisadores do Maranhão, de
Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e de Rondônia; informou sobre o interesse
de pesquisadores da Unespar, que estiveram presentes em Osorno, em participar
da Rede CASLA‑Cepial; destacou a importância de contatos com departamentos,
programas de pós-graduação e instituições; disse aos presentes que fossem
bem-vindos à Rede, e ausentou-se da reunião. Os presentes receberam também um
texto sobre a Rede. 2. Apresentação de documento sobre projeto de pesquisa Estudos
Integrados em Meio Ambiente, Cultura e Sociedade: uma perspectiva
latino-americana. Inicialmente, foi distribuído um pequeno documento
elaborado pelo Prof. Dimas Floriani, apresentando resumidamente o que constitui
o projeto de pesquisa Estudos Integrados em Meio Ambiente, Cultura e
Sociedade: uma perspectiva latino‑americana. Esta apresentação tinha por
finalidade apontar os principais temas constitutivos do projeto, para apontar
algumas estratégias de seminários, a fim de abordar em diferentes etapas os
temas centrais do mesmo. Assim, como primeira tarefa destacou‑se a importância
de discutir alguns dos fundamentos epistemológicos vinculados aos seguintes
aspectos: 2.1 buscar entender quais são os referenciais teóricos sobre
uma teoria do conhecimento (científico e não científico, teoria da
complexidade) capazes de nos colocar diante do debate atual das principais
correntes teóricas que possibilitem abordar as questões socioambientais
(sustentabilidade, ética e justiça ambiental), a interculturalidade (desafios
teóricos desde as concepções da descolonização e de uma epistemologia do Sul) e
a teoria política (teorias do conflito social, da democracia, no contexto
latino-americano). A ordem dos seminários para abordar esses temas não
necessita obedecer necessariamente ao critério do mais teórico ao mais
concreto; pode-se ir intercalando textos e discussões sobre epistemologia,
interculturalidade, teoria política, etc. segundo se defina no coletivo dos
seminários. 2.2 Uma segunda etapa, que também pode vir intercalada com
os estudos mais teóricos, é a apresentação de resultados de pesquisas em
andamento, por parte dos pesquisadores que fazem parte do Projeto de Estudos
Integrados, a fim de trazer elementos interessantes para ir tensionando o
diálogo com as concepções mais teóricas dos seminários. Neste sentido, prevê-se
a apresentação, em maio/15, do andamento da pesquisa do Prof. Dr. Joaquim
Shiraishi Neto (UFMA), que desenvolve importante pesquisa sobre os Direitos da
Natureza e as Populações Tradicionais, em perspectiva comparada com as
situações do Brasil, Bolívia, Equador e Colômbia. O Prof. Joaquim virá a
Curitiba para participar de um encontro sobre Populações Tradicionais e
aproveitaremos para que nos apresente alguns dos aspectos centrais de sua
pesquisa no atual andamento da mesma. Da mesma maneira, o Prof. Nicolas
Floriani apresentará em junho/15 alguns dos resultados de sua pesquisa sobre
Bosques Nativos e as práticas de manejo por parte dos povos mapuches williche
do sul do Chile, suas cosmovisões, práticas materiais e conflitos dos
territórios ameaçados pela exploração dos recursos naturais das atividades
produtivas de mercado. 2.3 Está prevista também uma terceira etapa no
Projeto que aborde aspectos metodológicos das pesquisas sobre os temas centrais
do mesmo. Esta etapa tem como finalidade apresentar resultados capazes de
contribuir para estudos que se propõem a pesquisar temas afins aos apresentados
no Projeto de Estudos Integrados. 2.4 As três etapas deverão ser
desenvolvidas em 36 meses, com apresentação de resultados parciais em, pelo
menos, uma vez por ano. Neste sentido, está previsto um primeiro encontro de
avaliação do andamento das atividades, mas também com apresentação por escrito
da primeira etapa (fundamentos epistemológicos sobre os temas centrais do
Projeto), em outubro (20 a 23) na Universidad del Cauca, Magister de
Estudios Interdisciplinarios del Desarrollo, na cidade de Popayán, sob a
coordenação do antropólogo Dr. Javier Tobar. 2.5 Será enviado a cada
pesquisador participante do Projeto um pequeno questionário sobre suas
propostas de trabalho relativas a cada uma das etapas, a fim de montar uma
espécie de Agenda relativa a cada momento de reunião do coletivo, nos
respectivos momentos de cada uma das 3 etapas. A ideia é que se possa ir
produzindo textos sobre cada uma das etapas visando a publicação em livro ou,
pelo menos, um dossiê para publicar em algum periódico acadêmico-científico. 2.6
Só a título de lembrança para quem faz parte da linha de Epistemologia
Ambiental vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Meio
Ambiente e Desenvolvimento, o calendário para os seminários de discussão de abril
a junho ficou assim estabelecido: 15 de abril (14-16:30 horas) –
apresentação dos resultados de pesquisa (tese e dissertação já defendidas)
sobre projetos de impactos socioambientais (Rafael Braz) e percepções e usos de
um parque no contexto de expansão urbana (Felipe Amaral); 06 de maio –
discussão sobre a primeira parte do livro do sociólogo peruano Danilo
Martuccelli ¿Existen Individuos en
el Sur? (Santiago,
Editorial LOM, 2010), uma abordagem sobre os processos de construção de
sociabilidade latino‑americana na perspectiva de estudos interculturais e da
descolonização do pensamento; e 27 de maio – apresentação das pesquisas
de tese em andamento (pré‑qualificação) sobre projetos de impacto (hidrelétrica
e populações tradicionais) e sociologia dos desastres: Mara Monteiro, Ricardo
Gama e Adriana Ruela. Ainda em maio e junho/15, como já indicado acima,
estão previstas as apresentações dos pesquisadores Joaquim Shiraishi Neto
(UFMA) e Nicolas Floriani (UEPG) sobre o andamento de seus respectivos projetos
de pesquisa sobre Os Direitos da Natureza e as Populações Tradicionais e
Bosques Nativos, cosmovisões e práticas materiais. 2.7 A linha de
Epistemologia Ambiental se insere no Ppgmade (Programa Interdisciplinar em Meio
Ambiente e Desenvolvimento) da UFPR, e a temática geral da atual turma do MADE
tem como título: Conflitos e (In)Justiça Ambiental, Resistências, Estratégias
e Alternativas de Desenvolvimento; como bem sugere esse tema comum
articulador, está-se diante de um debate que envolve atores/sujeitos/agências,
dimensões de cultura e interculturalidade, governança e estratégias
participativas (democracia), bem como estratégias que apontam para uma
diversidade de experiências de construção alternativa de desenvolvimento. 2.8
O Projeto de Pesquisa Estudos Integrados
em Meio Ambiente, Cultura e Sociedade: uma perspectiva latino-americana faz
parte também da Rede Internacional CASLA-Cepial, integrando instituições e
pesquisadores do Brasil, Chile, Colômbia e México, e faz parte da Câmara
Temática em Meio Ambiente na América Latina. Ademais, está registrado no CNPq,
como projeto contemplado pela Bolsa Produtividade em Pesquisa, para o período
2015-2018. 3. Organização da apresentação do projeto de pesquisa da linha de
Epistemologia Ambiental para terça-feira, 31 de março, às 14 horas. Ficou
definido que os professores da linha farão menção a experiências
interdisciplinares já desenvolvidas em anos anteriores e discorrerão sobre seus
interesses de pesquisa, procurando identificar eventuais convergências entre os
temas de interesse de pesquisa dos professores e as expectativas dos alunos
quanto ao desenvolvimento de suas dissertações de mestrado e teses de
doutorado. 4. Qualificação (final de maio) de doutorado de Adriana Ruela,
Mara Monteiro e Ricardo Gama. Conforme já informado no item 2.6, ficou
estabelecido que os doutorandos realizarão uma prévia da qualificação.
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