Projeto de Pesquisa registrado no CNPq cujo objetivo é reunir pesquisadores latino-americanos, com metodologia interdisciplinar, por meio de pesquisas, seminários e publicações em Meio Ambiente, Cultura e Sociedade. Este projeto (2015-18) é coordenado pelo Prof. Dr. Dimas Floriani, responsável pela linha de Pesquisa em Epistemologia e Sociologia Ambiental do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR e inserido na Rede Internacional CASLA-CEPIAL Semeando Novos Rumos / Sembrando Nuevos Senderos (Coordenação Geral de Casa Latino-Americana - CASLA). Clique para acessar o projeto.


ESTAMOS INICIANDO UMA NOVA CAMINHADA EM 2019. Registramos novo projeto de pesquisa no CNPq (2019-2021), com o título de:
CONFLITOS DO SOCIOAMBIENTALISMO DESDE AS MARGENS: as intermitências do desenvolvimento e da democracia na América Latina.
Estamos associando ao projeto o(a)s doutorando(a)s da Linha de Epistemologia Ambiental do PPGMADE (UFPR).



sábado, 11 de julho de 2015

Memória nº 6 do Grupo de Pesquisa Epistemologia e Sociologia Ambiental (25.3.2015)

Memória da reunião do Grupo de Pesquisa Epistemologia e Sociologia Ambiental, ocorrida em 25 de março de 2015, nominalmente das 14h às 16h30min, nas dependências da Casa Latino-Americana (CASLA). Presentes: Prof. Dimas Floriani, Prof. José Edmilson de Souza Lima, Profª Maria do Rosário Knechtel, Dra. Gladys de Souza Sánchez, Mara Monteiro, Felipe Amaral, Rafael Braz, Ricardo Gama e José Thomaz. 1. Informes gerais sobre as atividades da Rede CASLA-Cepial e suas próximas atividades. A Dra. Gladys informou que a rede CASLA‑Cepial envolve diferentes instituições, inclusive internacionais; e que a Casa Latino-Americana (CASLA) trabalha com a questão dos direitos humanos, contemplando liberdade, justiça, interculturalidade, “buen vivir”. Mencionou que a participação indígena no Brasil é diferente da que se verifica na Guatemala, onde é bem mais expressiva; o caso dos municípios com autogestão no México; e o reconhecimento, por parte de indígenas equatorianos, que a ideia de “década perdida” lhes é estranha, no sentido de não se sentirem por ela prejudicialmente afetados. Citou também alguns aspectos da cultura mapuche. Informou que, na CASLA, existem CASLA-Jur (assuntos jurídicos), CASLA-RI (assuntos de relações internacionais) e CASLA-Psico (assuntos psicológicos). Que na CASLA há eixos temáticos, que comportam câmaras temáticas, as quais devem pesquisar realidades dentro de seus temas, publicar e participar de eventos, com destaque para o Congresso de Cultura e Educação para a Integração da América Latina (Cepial). E que há uma câmara jurídica internacional de direitos humanos da Rede CASLA-Cepial. Mencionou haver um colegiado ou conselho deliberativo, e também conselhos deliberativos temáticos, constituídos por representantes de câmaras temáticas. No contexto internacional, informou sobre a colaboração proveniente das universidades colombianas de Antioquia, Cauca e Medellín. O Prof. Dimas mencionou a boa aderência de instituições chilenas. A Dra. Gladys mencionou também o encontro sobre migrações que, embora deva acontecer em Curitiba, é organizado no México, além de colaborações da Argentina, do Equador e do Uruguai. No Brasil, mencionou colaborações de pesquisadores do Maranhão, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e de Rondônia; informou sobre o interesse de pesquisadores da Unespar, que estiveram presentes em Osorno, em participar da Rede CASLA‑Cepial; destacou a importância de contatos com departamentos, programas de pós-graduação e instituições; disse aos presentes que fossem bem-vindos à Rede, e ausentou-se da reunião. Os presentes receberam também um texto sobre a Rede. 2. Apresentação de documento sobre projeto de pesquisa Estudos Integrados em Meio Ambiente, Cultura e Sociedade: uma perspectiva latino-americana. Inicialmente, foi distribuído um pequeno documento elaborado pelo Prof. Dimas Floriani, apresentando resumidamente o que constitui o projeto de pesquisa Estudos Integrados em Meio Ambiente, Cultura e Sociedade: uma perspectiva latino‑americana. Esta apresentação tinha por finalidade apontar os principais temas constitutivos do projeto, para apontar algumas estratégias de seminários, a fim de abordar em diferentes etapas os temas centrais do mesmo. Assim, como primeira tarefa destacou‑se a importância de discutir alguns dos fundamentos epistemológicos vinculados aos seguintes aspectos: 2.1 buscar entender quais são os referenciais teóricos sobre uma teoria do conhecimento (científico e não científico, teoria da complexidade) capazes de nos colocar diante do debate atual das principais correntes teóricas que possibilitem abordar as questões socioambientais (sustentabilidade, ética e justiça ambiental), a interculturalidade (desafios teóricos desde as concepções da descolonização e de uma epistemologia do Sul) e a teoria política (teorias do conflito social, da democracia, no contexto latino-americano). A ordem dos seminários para abordar esses temas não necessita obedecer necessariamente ao critério do mais teórico ao mais concreto; pode-se ir intercalando textos e discussões sobre epistemologia, interculturalidade, teoria política, etc. segundo se defina no coletivo dos seminários. 2.2 Uma segunda etapa, que também pode vir intercalada com os estudos mais teóricos, é a apresentação de resultados de pesquisas em andamento, por parte dos pesquisadores que fazem parte do Projeto de Estudos Integrados, a fim de trazer elementos interessantes para ir tensionando o diálogo com as concepções mais teóricas dos seminários. Neste sentido, prevê-se a apresentação, em maio/15, do andamento da pesquisa do Prof. Dr. Joaquim Shiraishi Neto (UFMA), que desenvolve importante pesquisa sobre os Direitos da Natureza e as Populações Tradicionais, em perspectiva comparada com as situações do Brasil, Bolívia, Equador e Colômbia. O Prof. Joaquim virá a Curitiba para participar de um encontro sobre Populações Tradicionais e aproveitaremos para que nos apresente alguns dos aspectos centrais de sua pesquisa no atual andamento da mesma. Da mesma maneira, o Prof. Nicolas Floriani apresentará em junho/15 alguns dos resultados de sua pesquisa sobre Bosques Nativos e as práticas de manejo por parte dos povos mapuches williche do sul do Chile, suas cosmovisões, práticas materiais e conflitos dos territórios ameaçados pela exploração dos recursos naturais das atividades produtivas de mercado. 2.3 Está prevista também uma terceira etapa no Projeto que aborde aspectos metodológicos das pesquisas sobre os temas centrais do mesmo. Esta etapa tem como finalidade apresentar resultados capazes de contribuir para estudos que se propõem a pesquisar temas afins aos apresentados no Projeto de Estudos Integrados. 2.4 As três etapas deverão ser desenvolvidas em 36 meses, com apresentação de resultados parciais em, pelo menos, uma vez por ano. Neste sentido, está previsto um primeiro encontro de avaliação do andamento das atividades, mas também com apresentação por escrito da primeira etapa (fundamentos epistemológicos sobre os temas centrais do Projeto), em outubro (20 a 23) na Universidad del Cauca, Magister de Estudios Interdisciplinarios del Desarrollo, na cidade de Popayán, sob a coordenação do antropólogo Dr. Javier Tobar. 2.5 Será enviado a cada pesquisador participante do Projeto um pequeno questionário sobre suas propostas de trabalho relativas a cada uma das etapas, a fim de montar uma espécie de Agenda relativa a cada momento de reunião do coletivo, nos respectivos momentos de cada uma das 3 etapas. A ideia é que se possa ir produzindo textos sobre cada uma das etapas visando a publicação em livro ou, pelo menos, um dossiê para publicar em algum periódico acadêmico-científico. 2.6 Só a título de lembrança para quem faz parte da linha de Epistemologia Ambiental vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento, o calendário para os seminários de discussão de abril a junho ficou assim estabelecido: 15 de abril (14-16:30 horas) – apresentação dos resultados de pesquisa (tese e dissertação já defendidas) sobre projetos de impactos socioambientais (Rafael Braz) e percepções e usos de um parque no contexto de expansão urbana (Felipe Amaral); 06 de maio – discussão sobre a primeira parte do livro do sociólogo peruano Danilo Martuccelli ¿Existen Individuos en el Sur? (Santiago, Editorial LOM, 2010), uma abordagem sobre os processos de construção de sociabilidade latino‑americana na perspectiva de estudos interculturais e da descolonização do pensamento; e 27 de maio – apresentação das pesquisas de tese em andamento (pré‑qualificação) sobre projetos de impacto (hidrelétrica e populações tradicionais) e sociologia dos desastres: Mara Monteiro, Ricardo Gama e Adriana Ruela. Ainda em maio e junho/15, como já indicado acima, estão previstas as apresentações dos pesquisadores Joaquim Shiraishi Neto (UFMA) e Nicolas Floriani (UEPG) sobre o andamento de seus respectivos projetos de pesquisa sobre Os Direitos da Natureza e as Populações Tradicionais e Bosques Nativos, cosmovisões e práticas materiais. 2.7 A linha de Epistemologia Ambiental se insere no Ppgmade (Programa Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento) da UFPR, e a temática geral da atual turma do MADE tem como título: Conflitos e (In)Justiça Ambiental, Resistências, Estratégias e Alternativas de Desenvolvimento; como bem sugere esse tema comum articulador, está-se diante de um debate que envolve atores/sujeitos/agências, dimensões de cultura e interculturalidade, governança e estratégias participativas (democracia), bem como estratégias que apontam para uma diversidade de experiências de construção alternativa de desenvolvimento. 2.8 O Projeto de Pesquisa Estudos Integrados em Meio Ambiente, Cultura e Sociedade: uma perspectiva latino-americana faz parte também da Rede Internacional CASLA-Cepial, integrando instituições e pesquisadores do Brasil, Chile, Colômbia e México, e faz parte da Câmara Temática em Meio Ambiente na América Latina. Ademais, está registrado no CNPq, como projeto contemplado pela Bolsa Produtividade em Pesquisa, para o período 2015-2018. 3. Organização da apresentação do projeto de pesquisa da linha de Epistemologia Ambiental para terça-feira, 31 de março, às 14 horas. Ficou definido que os professores da linha farão menção a experiências interdisciplinares já desenvolvidas em anos anteriores e discorrerão sobre seus interesses de pesquisa, procurando identificar eventuais convergências entre os temas de interesse de pesquisa dos professores e as expectativas dos alunos quanto ao desenvolvimento de suas dissertações de mestrado e teses de doutorado. 4. Qualificação (final de maio) de doutorado de Adriana Ruela, Mara Monteiro e Ricardo Gama. Conforme já informado no item 2.6, ficou estabelecido que os doutorandos realizarão uma prévia da qualificação.

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