Projeto de Pesquisa registrado no CNPq cujo objetivo é reunir pesquisadores latino-americanos, com metodologia interdisciplinar, por meio de pesquisas, seminários e publicações em Meio Ambiente, Cultura e Sociedade. Este projeto (2015-18) é coordenado pelo Prof. Dr. Dimas Floriani, responsável pela linha de Pesquisa em Epistemologia e Sociologia Ambiental do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR e inserido na Rede Internacional CASLA-CEPIAL Semeando Novos Rumos / Sembrando Nuevos Senderos (Coordenação Geral de Casa Latino-Americana - CASLA). Clique para acessar o projeto.


ESTAMOS INICIANDO UMA NOVA CAMINHADA EM 2019. Registramos novo projeto de pesquisa no CNPq (2019-2021), com o título de:
CONFLITOS DO SOCIOAMBIENTALISMO DESDE AS MARGENS: as intermitências do desenvolvimento e da democracia na América Latina.
Estamos associando ao projeto o(a)s doutorando(a)s da Linha de Epistemologia Ambiental do PPGMADE (UFPR).



sábado, 11 de julho de 2015

Memória nº 5 do Grupo de Pesquisa Epistemologia e Sociologia Ambiental (3.10.2014)

Memória da reunião do Grupo de Pesquisa Epistemologia e Sociologia Ambiental, ocorrida em 3 de outubro de 2014, nas dependências da CASLA – Casa Latino-Americana.

Presentes: Prof. Dimas Floriani, Prof. José Edmilson Souza Lima, Profª Maria do Rosário Knechtel, Adriana Ruela, Katya Isaguirre, Lilian Fiala, Mara Monteiro, Melina Gunha, Alexandre Hedlund, Christian de Britto, David Fadul, Felipe Amaral, Geraldo Milioli, Guilherme Silva e José Thomaz. 1. Considerações iniciais. O Prof. Dimas recordou o contexto da elaboração do projeto de pesquisa encaminhado ao CNPq, e fez referência, entre outros, aos perfis acadêmicos dos Professores James Clarke, Nelson Vergara Muñoz, Bernardo Javier Tobar Quitiaquez e Narciso Barrera Bassols. 2. Manifestações sobre interesses de pesquisa. Os participantes falaram sobre seus interesses de pesquisa, e o Prof. Dimas apresentava considerações sobre as manifestações. Prof. José Edmilson de Souza Lima: a compreensão dos contornos do campo de conhecimento ambiental tomando como referência as configurações de um sujeito cognoscente que emerge junto com o novo campo. Profª Maria do Rosário Knechtel: a multi-interculturalidade e dignidade humana na América Latina com interfaces com uma ética ambiental e cívica. Adriana Ruela: aprofundar o debate da emergência de um novo problema social relacionado à implantação de usinas hidrelétricas, o dos impactos sociais indiretos, compreendendo essa emergência como um possível indicador do esgotamento do mito desenvolvimentista dentro do próprio Estado brasileiro. Katya Isaguirre: aproximações e releituras da teoria do sujeito na perspectiva socioambiental. Foco nos conflitos socioambientais de uso e apropriação do território. Lilian Fiala: trabalhar a questão da sustentabilidade nos pequenos negócios, dos informais até o nível da micro e pequena empresa. Verificar a percepção do empreendedor sobre meio ambiente e sustentabilidade; verificar as práticas sustentáveis nesses negócios, e o nível de consciência das mesmas no empreendedor. Verificar que fatores exógenos ao negócio podem melhor contribuir para que a questão da sustentabilidade seja realmente trabalhada nesses negócios de forma ampla. A parte dessa pesquisa principal descrita acima interessa também por assuntos como o consumo consciente, ação cidadã. Mara Monteiro: analisar as relações sujeito-mundo, os componentes que formam as imagens de mundo dos sujeitos no processo de construção de convencimento, com enfoque nos sistemas tradicionais de conhecimento. Na literatura está baseado nas epistemologias do Sul e nos estudos interculturais. Melina Gunha: interesse em educação ambiental e a relação com o território e o sentimento de pertença de um local e de um não local; gostaria de pesquisar o que isso afetaria num contexto de ecoformação. Alexandre Hedlund: construções de epistemologias do Sul; perspectivas e limites de racionalidades ambientais e periféricas do Sul, assim como as consequências da continuidade de uma racionalidade econômica, tendo como temas transversais as concepções de vulnerabilidade e de justiça socioambiental; além disso, discutir aspectos relacionados ao cotidiano e imaginário. Christian de Britto: abordar o processo de implantação da indústria para-petrolífera em Pontal do Paraná, localizando, para tanto, impactos socioambientais locais; a pesquisa tem por objetivo, também, a aplicação do pensamento sistêmico multimodal como método capaz de fundamentar uma análise sociológica crítica de diversos fatores e aspectos relacionados ao atual contexto da região. David Fadul: faz suas as palavras do Prof. Edmilson. Felipe Amaral: trabalhar no (ou se aproximar do e, na medida do possível, contribuir com o) eixo de elaboração de metodologias para captação do cotidiano dos grupos. Geraldo Milioli: pensamento ecossistêmico para a relação sociedade-natureza e a sustentabilidade. Guilherme Silva: a priori, trabalhar com representações de comunidades tradicionais em relação aos discursos locais, suas identidades, seus cotidianos, o “senso comum” em relação a sua percepção do meio ambiente. E trabalhar do ponto de vista teórico-metodológico com vem sendo trabalhada a epistemologia ambiental especificamente no ensino superior mediante a Lei nº 17.505/2013. José Thomaz: a necessária compatibilidade entre uma ética cívica e ambiental, alicerçada nos valores essenciais da dignidade humana, da justiça substantiva e da liberdade, e a pluralidade de vidas boas com eles compatíveis, com interfaces com multi-interculturalidade na América Latina. 3. Encaminhamentos. 1) O Prof. Dimas manifestou a importância de o conteúdo do módulo de epistemologia ambiental, a ser ofertado no MADE, privilegiar aspectos substantivos, com a proposição de atividades à maneira de seminário. 2) O Prof. Dimas informou da possibilidade de inscrição, até final de outubro, de interessados em participar no IV CEPIAL – Congresso de Cultura e Educação para a Integração da América Latina, evento agendado para de 19 a 23 de janeiro de 2015 na Universidad de Los Lagos, em Osorno, no Chile, coordenado pela Rede Casla-Cepial. Curitiba, 13 de outubro de 2014.

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