Projeto de Pesquisa registrado no CNPq cujo objetivo é reunir pesquisadores latino-americanos, com metodologia interdisciplinar, por meio de pesquisas, seminários e publicações em Meio Ambiente, Cultura e Sociedade. Este projeto (2015-18) é coordenado pelo Prof. Dr. Dimas Floriani, responsável pela linha de Pesquisa em Epistemologia e Sociologia Ambiental do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR e inserido na Rede Internacional CASLA-CEPIAL Semeando Novos Rumos / Sembrando Nuevos Senderos (Coordenação Geral de Casa Latino-Americana - CASLA). Clique para acessar o projeto.


ESTAMOS INICIANDO UMA NOVA CAMINHADA EM 2019. Registramos novo projeto de pesquisa no CNPq (2019-2021), com o título de:
CONFLITOS DO SOCIOAMBIENTALISMO DESDE AS MARGENS: as intermitências do desenvolvimento e da democracia na América Latina.
Estamos associando ao projeto o(a)s doutorando(a)s da Linha de Epistemologia Ambiental do PPGMADE (UFPR).



sábado, 11 de julho de 2015

Memória n. 1 de 25março2015 e Calendário de atividades

Calendário de atividades (seminários) da linha de Epistemologia Ambiental (abril-junho/2015)
Memória:
No dia 25 de março, das 14 às 16:30 horas  transcorreu nosso primeiro encontro de planejamento de atividades da linha de Epistemologia Ambiental, na sede da Casa Latino-americana.
Inicialmente, foi distribuído um pequeno documento elaborado pelo Prof. Dimas Floriani, apresentando resumidamente o que constitui o projeto de pesquisa ESTUDOS INTEGRADOS EM MEIO AMBIENTE, CULTURA E SOCIEDADE: UMA PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA.
Esta apresentação tinha por finalidade apontar os principais temas constitutivos do projeto, para apontar algumas estratégias de seminários, a fim de abordar em diferentes etapas os temas centrais do mesmo: assim, como primeira tarefa destacou-se a importância de discutir alguns dos fundamentos epistemológicos vinculados aos seguintes aspectos:
1)      buscar entender quais são os referenciais teóricos sobre uma teoria do conhecimento (científico e não científico, teoria da complexidade) capazes de nos colocar diante do debate atual das principais correntes teóricas que possibilitem abordar as questões socioambientais (sustentabilidade, ética e justiça ambiental), a interculturalidade (desafios teóricos desde as concepções da descolonização e de uma epistemologia do sul)  e a teoria política (teorias do conflito social, da democracia, no contexto latino-americano). A ordem dos seminários para abordar esses temas não necessita obedecer necessariamente ao critério do mais teórico ao mais concreto; pode-se ir intercalando textos e discussões sobre epistemologia, interculturalidade, teoria política, etc. segundo se defina no coletivo dos seminários.
2)      Uma segunda etapa que também pode vir intercalada com os estudos mais teóricos, é a apresentação de resultados de pesquisas em andamento, por parte dos pesquisadores que fazem parte do Projeto de Estudos Integrados, a fim de nos trazerem elementos interessantes para ir tensionando o diálogo com as concepções mais teóricas dos seminários. Neste sentido, prevemos a apresentação em maio/15 do andamento da pesquisa do Prof. Dr. Joaquim Shiraishi Neto (UFMA) que desenvolve importante pesquisa sobre os Direitos da Natureza e as Populações Tradicionais, em perspectiva comparada com as situações do Brasil, Bolívia, Equador e Colômbia. O Prof. Joaquim virá a Curitiba para participar de um encontro sobre Populações Tradicionais e aproveitaremos para que nos apresente alguns dos aspectos centrais de sua pesquisa no atual andamento da mesma.
Da mesma maneira, o Prof. Nícolas Floriani apresentará em junho/15 alguns dos resultados de sua pesquisa sobre Bosques Nativos e as práticas de manejo por parte dos povos mapuches williche do sul do Chile, suas cosmovisões, práticas materiais e conflitos dos territórios ameaçados pela exploração dos recursos naturais das atividades produtivas de mercado. 
3)      Está prevista também uma terceira etapa no Projeto que aborde aspectos metodológicos das pesquisas sobre os temas centrais do mesmo. Esta etapa tem como finalidade apresentar resultados capazes de contribuir para estudos que se propõem a pesquisar temas afins aos apresentados no Projeto de Estudos Integrados.
4)      É bom recordar que as três etapas deverão ser desenvolvidas em 36 meses, com apresentação de resultados parciais em, pelo menos, uma vez por ano. Neste sentido, estamos prevendo um primeiro encontro de avaliação do andamento das atividades, mas também com apresentação por escrito da primeira etapa (fundamentos epistemológicos sobre os temas centrais do Projeto), em Outubro (20 a 23) na Universidad del Cauca, Magister de Estudios Interdisciplinarios del Desarrollo, na cidade de Popayán, sob a coordenação do antropólogo, Dr. Javier Tobar.
5)      Será enviado a cada pesquisador participante do Projeto um pequeno questionário sobre suas propostas de trabalho relativas a cada uma das etapas, a fim de montarmos uma espécie de Agenda relativa a cada momento de reunião do coletivo, nos respectivos momentos de cada uma das 3 etapas. A ideia é que possamos ir produzindo textos escritos sobre cada uma das etapas visando a publicação em livro ou pelo menos um dossiê para publicar em algum periódico acadêmico-científico.
6)      Só a título de lembrança para quem faz parte da linha de Epistemologia Ambiental vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento, o calendário para os seminários de discussão de abril a junho ficou assim estabelecido:
15 de abril (14-16:30 horas) – apresentação dos resultados de pesquisa (tese e dissertação já defendidas) sobre projetos de impactos socioambientais (Rafael Braz) e percepções e usos de um parque no contexto de expansão urbana ( Felipe Amaral).
06 de maio – discussão sobre a primeira parte do livro do sociólogo peruano Danilo Martucelli (Existen Individuos en el Sur? – Editorial LOM, Santiago, 2014) uma abordagem sobre os processos de construção de sociabilidade latino-americana, na perspectiva de estudos interculturais e da descolonização do pensamento.
27 de maio – apresentação das pesquisas de tese em andamento (pré-qualificação) sobre projetos de impacto (hidrelétrica e populações tradicionais) e sociologia dos desastres: Mara Monteiro, Ricardo Gama e Adriana Ruela.

- Ainda em maio e junho/15, como já indicado acima, estão previstas as apresentações dos pesquisadores Joaquim Shiraishi Neto (UFMA) e Nicolas Floriani (UEPG) sobre o andamento de seus respectivos projetos de pesquisa sobre Os Direitos da Natureza e as Populações Tradicionais e Bosques Nativos, cosmovisões e práticas materiais.

7)      Como a linha de Epistemologia Ambiental se insere no PPGMADE (Programa Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento) da UFPR, a temática geral da atual turma do MADE tem como título: CONFLITOS E (IN)JUSTIÇA AMBIENTAL, RESISTÊNCIAS, ESTRATÉGIAS E ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO.
Como bem sugere esse tema comum articulador, estamos diante de um debate que envolve atores/sujeitos/agências, dimensões de cultura e interculturalidade, governança e estratégias participativas (democracia), bem como estratégias que apontam para uma diversidade de experiências de construção alternativa de desenvolvimento.


8)      O Projeto de Pesquisa Estudos Integrados em Meio Ambiente, Cultura e Sociedade: uma perspectiva latino-americana faz parte também da Rede Internacional Casla-Cepial, integrando instituições e pesquisadores do Brasil, Chile, Colômbia e México e faz parte da Câmara Temática em Meio Ambiente na América Latina. Ademais, está registrado no CNPq, como projeto contemplado pela Bolsa Produtividade em Pesquisa, para o período 2015-2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário