Projeto de Pesquisa registrado no CNPq cujo objetivo é reunir pesquisadores latino-americanos, com metodologia interdisciplinar, por meio de pesquisas, seminários e publicações em Meio Ambiente, Cultura e Sociedade. Este projeto (2015-18) é coordenado pelo Prof. Dr. Dimas Floriani, responsável pela linha de Pesquisa em Epistemologia e Sociologia Ambiental do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR e inserido na Rede Internacional CASLA-CEPIAL Semeando Novos Rumos / Sembrando Nuevos Senderos (Coordenação Geral de Casa Latino-Americana - CASLA). Clique para acessar o projeto.


ESTAMOS INICIANDO UMA NOVA CAMINHADA EM 2019. Registramos novo projeto de pesquisa no CNPq (2019-2021), com o título de:
CONFLITOS DO SOCIOAMBIENTALISMO DESDE AS MARGENS: as intermitências do desenvolvimento e da democracia na América Latina.
Estamos associando ao projeto o(a)s doutorando(a)s da Linha de Epistemologia Ambiental do PPGMADE (UFPR).



sábado, 11 de julho de 2015

Memória nº 3 do Grupo de Pesquisa Epistemologia e Sociologia Ambiental

Memória da reunião do Grupo de Pesquisa Epistemologia e Sociologia Ambiental, ocorrida em 21 de março de 2014, na sede da CASLA – Casa Latino-Americana, em Curitiba.
Presentes: Prof. Dimas Floriani, Profª Maria do Rosário Knechtel, Katya Isaguirre, Christian de Britto, Felipe Amaral, Rafael Braz, Ricardo Gama, e José Thomaz. 1. Redefinição das atividades do Grupo de Pesquisa. O Prof. Dimas considerou a necessidade de as atividades do Grupo de Pesquisa estarem integradas ao desenvolvimento da linha de pesquisa Epistemologia Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR (MADE). 2. Breve relato dos eventos ocorridos desde o final do ano passado (processo de seleção e participação dos professores em atividades acadêmicas). O Prof. Dimas fez menção ao processo de seleção de candidatos ao mestrado e ao doutorado na linha de Epistemologia Ambiental do MADE. Dentre os presentes, a Profª Maria do Rosário, Katya e Thomaz participaram do processo de seleção: informou-se que foram selecionados 2 (duas) candidatas ao mestrado e 4 (quatro) candidatos ao doutorado, comentando-se brevemente sobre a formação acadêmica dos mesmos. 3. Participação dos docentes/discentes em atividades pedagógicas no MADE (Semana Introdutória e Módulo I). O Prof. Dimas considerou a importância de, na Semana Introdutória, recuperar a história da linha Epistemologia Ambiental, que no início do Programa se concentrava mais especificamente nos temas de teoria e metodologia aplicadas a meio ambiente e desenvolvimento: considerou também que a história de cada linha de pesquisa do MADE reflete sua trajetória, e lembrou a relevância da colaboração que o Programa recebeu de pesquisadores franceses [Claude Raynaut e o casal Édith e Jean-Paul Deléage], bem como do pesquisador mexicano Enrique Leff. Quanto aos relatos de ex-alunos, ficou definido que a linha Epistemologia Ambiental ficará representada por Katya (dependendo da existência de compatibilidade de horário com outras atividades), Thomaz e, possivelmente, mais um(a) ex-aluno(a). Sobre as atividades referentes ao Módulo I, o Prof. Dimas comunicou a participação do Prof. Nelson Vergara Muñoz, do Centro de Estudios del Desarrollo Local y Regional (CEDER) da Universidad de Los Lagos (Chile), cuja linha de pesquisa contempla o estudo das dinâmicas socioculturais do território. O projeto de pesquisa do Prof. Nelson aborda (conforme o título em espanhol) os temas da Cotidianidad, Complejidad, Imaginarios. Aproximaciones teóricas para la construcción de una Hermenéutica del Espacio concebida como Hermenéutica Dialógica Territorial. Além de ofertar um seminário sobre esses temas, equivalendo a 15 horas (1 crédito), no MADE, do dia 23 ao dia 26 de abril pela tarde, das 14 às 17 horas, o Prof. Vergara aproveitará para reunir-se com o Grupo da linha de Epistemologia Ambiental, já incorporando os novos alunos da turma (da linha e demais interessados) para discutir temas de pesquisa e estratégias de colaboração futura entre os programas de pós do CEDER e do MADE. A  Profª Maria do Rosário destacou a importância de reivindicar a definição de um eixo epistemológico, e de que haja motivação, por parte dos alunos, para participarem ativamente na definição dos projetos de dissertação e de tese. 4. Relato sobre o andamento dos doutorandos/mestrandos (teses e dissertações). O Prof. Dimas fez menção ao desenvolvimento de dissertações e ou de teses no MADE e ou no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR, ocasião em que pós-graduandos presentes apresentaram breve informação sobre os estudos e ou as pesquisas que desenvolvem. 5. Proposta de dossiê para 2015 da linha para a revista MADE. Com base em informação recebida da Editoria da revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, o Prof. Dimas propõe a elaboração de ao menos um dossiê temático para a revista em que se contemplem conteúdos relativos a temas desenvolvidos no Grupo de Pesquisa. Mencionou-se a possibilidade de elaboração de um dossiê sobre impactos, e uma reflexão, proposta pelo Prof. Dimas, quanto a se existe uma ciência pública como contraponto à ideia de uma ciência corporativa, da qual se precisaria ir além, no sentido de oferecer-se retorno relevante à sociedade. 6. Proposta de eventos. O Prof. Dimas informou sobre o IV Cepial – Congresso de Cultura e Educação para a Integração da América Latina, a ser realizado em janeiro ou em março de 2015 na Universidade de Los Lagos, no Chile, precedido de um evento preparatório, previsto para acontecer em julho ou em agosto de 2014, em Curitiba. Nesse evento preparatório, pretende-se desenvolver uma metodologia de trabalho a ser adotada no evento principal, no Chile, no qual a ideia de atores do desenvolvimento local ganha destaque. Planeja-se que no evento de Curitiba, em que se espera a presença de atores locais representativos da diversidade sociocultural, seja produzido um documento. 7. Perspectivas de pesquisas e publicações em comum. A Profª Maria do Rosário destacou a necessidade de diálogo na definição dos temas de pesquisa, considerando que pesquisadores que integram o MADE e o Grupo de Pesquisa têm a prática interdisciplinar, com liberdade de criar e construir. Neste particular, destacou-se a necessidade de a criatividade ser alimentada, motivada, e de reconhecer-se sua natureza política. O Prof. Dimas destacou a necessidade de considerar-se os saberes tradicionais, com reflexão sobre os usos que se faz das teorias produzidas. E mencionou a importância de se buscar, de preferência, um edital, prática que incentiva o desenvolvimento de pesquisa mais diretamente focada em prazos para a apresentação de produtos dela derivados. A próxima reunião do Grupo de Pesquisa ficou agendada para o dia 16 de abril de 2014, uma quarta-feira, com início às 9 horas, na sede da CASLA – 

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