Projeto de Pesquisa registrado no CNPq cujo objetivo é reunir pesquisadores latino-americanos, com metodologia interdisciplinar, por meio de pesquisas, seminários e publicações em Meio Ambiente, Cultura e Sociedade. Este projeto (2015-18) é coordenado pelo Prof. Dr. Dimas Floriani, responsável pela linha de Pesquisa em Epistemologia e Sociologia Ambiental do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR e inserido na Rede Internacional CASLA-CEPIAL Semeando Novos Rumos / Sembrando Nuevos Senderos (Coordenação Geral de Casa Latino-Americana - CASLA). Clique para acessar o projeto.


ESTAMOS INICIANDO UMA NOVA CAMINHADA EM 2019. Registramos novo projeto de pesquisa no CNPq (2019-2021), com o título de:
CONFLITOS DO SOCIOAMBIENTALISMO DESDE AS MARGENS: as intermitências do desenvolvimento e da democracia na América Latina.
Estamos associando ao projeto o(a)s doutorando(a)s da Linha de Epistemologia Ambiental do PPGMADE (UFPR).



quinta-feira, 25 de abril de 2019

COMUNICADO 1 DA LINHA DE EPISTEMOLOGIA AMBIENTAL – MARÇO/2019




Breve relato sobre o histórico da Oficina IV no PPGMADE e novas propostas de funcionamento

Como é do conhecimento de vocês, a Oficina IV do PPGMADE, é o último módulo que antecede à defesa de tese do doutorado e no nosso caso, da turma XIII.

Tradicionalmente, a Oficina IV estava dividida em duas Fases. A primeira reservada à construção de uma problemática comum a todos os discentes do doutorado. Esta fase tinha duração média de 4 meses. A segunda fase transcorria no interior das linhas do programa e até a sua conclusão durava também em torno de 4 meses. De tal maneira que ambas fases transcorriam no mesmo ano, com a apresentação de 2 relatórios coletivos finais, para cada uma das duas fases.  Desses relatórios emergiam os temas individuais de teses que eram apresentados no final do ano, ainda com um desenho de pré-projeto para, em seguida, serem apresentados coletivamente e daí em diante defendidos pelo(a)s doutorando(a)s, já com o comitê de orientação, formado por 3 professores, (orientador principal da linha mais 2 co-orientadores de dentro ou de fora da linha ou do programa). O(A) doutorando(a) tinha então 2 anos para a defesa de tese, sendo que a qualificação seria feita 6 meses antes da defesa.

Resumidamente, o histórico da Oficina IV girava em torno dessa dinâmica. Não queremos aqui entrar no mérito dessa história que, aliás, é bastante sinuosa ao longo dos 25 anos do programa.

O coletivo dos docentes tem se reunido no mês de março/19 com o objetivo de fazer uma avaliação desse processo e tem chegado a algumas conclusões, em torno dos seguintes pontos:

1-    Devido ao histórico das linhas que vem desenvolvendo programas de pesquisa e dinâmicas próprias a seus temas preferenciais de pesquisa, a construção coletiva de uma problemática de pesquisa comum às linhas existentes seria um exercício difícil de realizar, por conta de alguns percalços, tais como: 1) a necessidade de evitar repetições desnecessárias no debate e no tratamento de temas que já foram apresentados ao longo dos créditos (3 módulos, além das disciplinas de construção da pesquisa interdisciplinar e da obrigatória da linha); 2) a necessidade de levar em conta os investimentos realizados pelos discentes nos Módulos e nos respectivos artigos produzidos durante o período dos créditos.

2-    Por essas razões, a decisão do coletivo de docentes aponta para que ambas fases da Oficina IV sejam realizadas no interior das linhas, mas com a necessária interlocução no coletivo maior (parlamento), entre as diversas linhas do PPGMADE.

3-    A interlocução ocorrerá em 3 momentos, ainda da primeira fase, que inicia em abril e termina em junho/19. Os dias de apresentação desses 3 momentos ficaram, em princípio, para os dias 12/04/19, 24/05/19 e (provavelmente) 28/06/19.

4-    A interlocução levará em consideração um balanço em comum (de docentes e discentes) sobre o que se avançou até agora em termos de propostas e ajustes de intenções de pesquisa no interior de cada linha; nos dois outros encontros, comunicação e debate sobre o avanço das propostas construídas nas linhas, buscando compartilhar experiências e intercambiar sugestões comuns aos diversos interesses de pesquisa.

5-    Cada uma das linhas possui autonomia para reunir-se durante ambas etapas da Oficina IV, definindo seu próprio calendário e prioridades.

Levando em conta esses aspectos, os docentes procederam nos dias 11 e 18 de março/19 a um pequeno exercício avaliativo sobre os resultados produzidos pelos discentes das várias linhas. Esta avaliação levou em conta um questionário distribuído aos discentes que correspondia a uma autoavaliação pregressa e prospectiva sobre o que cada um(a) considerava importante em suas trajetórias recentes no curso, seja em termos de formação nos módulos, como também nos artigos produzidos em cada um dos módulos.

Foram apresentadas no dia 18/03 diversas leituras e interpretações sobre o resultado desta enquete, por parte dos docentes presentes à reunião.

No nosso caso, recebemos os questionários das linhas do Rural e de Epistemologia, em torno dos quais elaboramos um pequeno relatório. Infelizmente, não recebemos a tempo os questionários das turmas do Costeiro e do Urbano para serem incorporados neste nosso pequeno relatório que segue em anexo para que vocês possam ter uma ideia um pouco mais concreta dos resultados apurados.

Propósitos de funcionamento da Linha de Epistemologia na Oficina IV

Componentes da linha, entre docentes e discentes: Profa(e)s: Yanina, José Edmilson, Maira, Alexandre, Lúcia Helena, Maria do Rosário, Dimas.

Discentes do PPGMADE: Giovanna, Rivea, Diego, Roberto (Turma XIII) e da Turma XII: Ana Lizete, Nathalia, Naziel, Zenilda e Adriano (doutorado sanduíche no Chile).

Mestrado (turma V): Sarah e Thiago

Discentes do Doutorado PGSOCIO: Roberta, Tautê, Felipe.

Pauta da Reunião de terça-feira, dia 26/03/19 – 14:00hs na CASLA (rua João Manoel, 140)

- Apresentações

- Calendário e Planejamento das atividades ( para ambas fases da Oficina IV):

- Tentativa de detalhamento das atividades por meio de seminários: construção de temas comuns de pesquisa (entre discentes e docentes), partindo dos interesses de cada um dos participantes.

- Estratégias para aprofundamento dos temas e produção de resultados (relatório, seminários teóricos, possíveis temas para publicação futura).

- Necessidade de relatorias dos encontros a fim de registrá-los em blog, dando continuidade ao existente: https://meioambienteculturaesociedade.blogspot.com/

- Solicita-se o envio, por parte dos docentes, de seus temas de interesse, em andamento, ou então intenções de pesquisa, para podermos considerar na linha e no planejamento das atividades.


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