Breve
relato sobre o histórico da Oficina IV no PPGMADE e novas propostas de
funcionamento
Como é do conhecimento de
vocês, a Oficina IV do PPGMADE, é o último módulo que antecede à defesa de tese
do doutorado e no nosso caso, da turma XIII.
Tradicionalmente, a Oficina IV
estava dividida em duas Fases. A primeira reservada à construção de uma
problemática comum a todos os discentes do doutorado. Esta fase tinha duração
média de 4 meses. A segunda fase transcorria no interior das linhas do programa
e até a sua conclusão durava também em torno de 4 meses. De tal maneira que
ambas fases transcorriam no mesmo ano, com a apresentação de 2 relatórios
coletivos finais, para cada uma das duas fases.
Desses relatórios emergiam os temas individuais de teses que eram
apresentados no final do ano, ainda com um desenho de pré-projeto para, em
seguida, serem apresentados coletivamente e daí em diante defendidos pelo(a)s
doutorando(a)s, já com o comitê de orientação, formado por 3 professores,
(orientador principal da linha mais 2 co-orientadores de dentro ou de fora da
linha ou do programa). O(A) doutorando(a) tinha então 2 anos para a defesa de
tese, sendo que a qualificação seria feita 6 meses antes da defesa.
Resumidamente, o histórico da
Oficina IV girava em torno dessa dinâmica. Não queremos aqui entrar no mérito
dessa história que, aliás, é bastante sinuosa ao longo dos 25 anos do programa.
O coletivo dos docentes tem se
reunido no mês de março/19 com o objetivo de fazer uma avaliação desse processo
e tem chegado a algumas conclusões, em torno dos seguintes pontos:
1-
Devido ao histórico das linhas que vem
desenvolvendo programas de pesquisa e dinâmicas próprias a seus temas
preferenciais de pesquisa, a construção coletiva de uma problemática de
pesquisa comum às linhas existentes seria um exercício difícil de realizar, por
conta de alguns percalços, tais como: 1) a necessidade de evitar repetições
desnecessárias no debate e no tratamento de temas que já foram apresentados ao
longo dos créditos (3 módulos, além das disciplinas de construção da pesquisa
interdisciplinar e da obrigatória da linha); 2) a necessidade de levar em conta
os investimentos realizados pelos discentes nos Módulos e nos respectivos
artigos produzidos durante o período dos créditos.
2-
Por essas razões, a decisão do coletivo de
docentes aponta para que ambas fases da Oficina IV sejam realizadas no interior
das linhas, mas com a necessária interlocução no coletivo maior (parlamento),
entre as diversas linhas do PPGMADE.
3-
A interlocução ocorrerá em 3 momentos, ainda da
primeira fase, que inicia em abril e termina em junho/19. Os dias de
apresentação desses 3 momentos ficaram, em princípio, para os dias 12/04/19,
24/05/19 e (provavelmente) 28/06/19.
4-
A interlocução levará em consideração um
balanço em comum (de docentes e discentes) sobre o que se avançou até agora em
termos de propostas e ajustes de intenções de pesquisa no interior de cada
linha; nos dois outros encontros, comunicação e debate sobre o avanço das
propostas construídas nas linhas, buscando compartilhar experiências e
intercambiar sugestões comuns aos diversos interesses de pesquisa.
5-
Cada uma das linhas possui autonomia para
reunir-se durante ambas etapas da Oficina IV, definindo seu próprio calendário
e prioridades.
Levando em conta esses
aspectos, os docentes procederam nos dias 11 e 18 de março/19 a um pequeno
exercício avaliativo sobre os resultados produzidos pelos discentes das várias
linhas. Esta avaliação levou em conta um questionário distribuído aos discentes
que correspondia a uma autoavaliação pregressa e prospectiva sobre o que cada
um(a) considerava importante em suas trajetórias recentes no curso, seja em
termos de formação nos módulos, como também nos artigos produzidos em cada um
dos módulos.
Foram apresentadas no dia
18/03 diversas leituras e interpretações sobre o resultado desta enquete, por
parte dos docentes presentes à reunião.
No nosso caso, recebemos os
questionários das linhas do Rural e de Epistemologia, em torno dos quais
elaboramos um pequeno relatório. Infelizmente, não recebemos a tempo os
questionários das turmas do Costeiro e do Urbano para serem incorporados neste
nosso pequeno relatório que segue em anexo para que vocês possam ter uma ideia
um pouco mais concreta dos resultados apurados.
Propósitos
de funcionamento da Linha de Epistemologia na Oficina IV
Componentes da linha, entre
docentes e discentes: Profa(e)s: Yanina, José Edmilson, Maira, Alexandre, Lúcia
Helena, Maria do Rosário, Dimas.
Discentes do PPGMADE:
Giovanna, Rivea, Diego, Roberto (Turma XIII) e da Turma XII: Ana Lizete,
Nathalia, Naziel, Zenilda e Adriano (doutorado sanduíche no Chile).
Mestrado (turma V): Sarah e
Thiago
Discentes do Doutorado
PGSOCIO: Roberta, Tautê, Felipe.
Pauta da Reunião de
terça-feira, dia 26/03/19 – 14:00hs na CASLA (rua João Manoel, 140)
- Apresentações
- Calendário e Planejamento
das atividades ( para ambas fases da Oficina IV):
- Tentativa de detalhamento
das atividades por meio de seminários: construção de temas comuns de pesquisa
(entre discentes e docentes), partindo dos interesses de cada um dos
participantes.
- Estratégias para
aprofundamento dos temas e produção de resultados (relatório, seminários
teóricos, possíveis temas para publicação futura).
- Necessidade de relatorias
dos encontros a fim de registrá-los em blog, dando continuidade ao existente: https://meioambienteculturaesociedade.blogspot.com/
- Solicita-se o envio, por
parte dos docentes, de seus temas de interesse, em andamento, ou então
intenções de pesquisa, para podermos considerar na linha e no planejamento das
atividades.
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