Projeto de Pesquisa registrado no CNPq cujo objetivo é reunir pesquisadores latino-americanos, com metodologia interdisciplinar, por meio de pesquisas, seminários e publicações em Meio Ambiente, Cultura e Sociedade. Este projeto (2015-18) é coordenado pelo Prof. Dr. Dimas Floriani, responsável pela linha de Pesquisa em Epistemologia e Sociologia Ambiental do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR e inserido na Rede Internacional CASLA-CEPIAL Semeando Novos Rumos / Sembrando Nuevos Senderos (Coordenação Geral de Casa Latino-Americana - CASLA). Clique para acessar o projeto.


ESTAMOS INICIANDO UMA NOVA CAMINHADA EM 2019. Registramos novo projeto de pesquisa no CNPq (2019-2021), com o título de:
CONFLITOS DO SOCIOAMBIENTALISMO DESDE AS MARGENS: as intermitências do desenvolvimento e da democracia na América Latina.
Estamos associando ao projeto o(a)s doutorando(a)s da Linha de Epistemologia Ambiental do PPGMADE (UFPR).



quinta-feira, 25 de abril de 2019

PROJETO UNITINERANTE com envolvimento da linha de Epistemologia Ambiental

REDE CASLA-CEPIAL apresenta à Reitoria da UEPG o projeto UNITINERANTE e o Evento PRE-CEPIAL 2019







No dia 05 de abril de 2019, um comissão da REDE CASLA-CEPIAL reuniu-se com o Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Dr. Miguel Sanches Neto, e a Pró-Reitora de Graduação, Dra. Ligia Paula Couto, para apresentarem o Projeto Unitinerante: Universidade Itinerante dos Direitos Humanos e da Natureza, pela Paz e pelo Bem Viver, assim como convidar a UEPG para participar do PRÉ-CEPIAL de 2019.


A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Na imagem, da esquerda para a direita: a Pró-reitora de Graduação da UEPG, Profa. Dra. Lígia Paula Couto; 
a Presidente da Casa Latino-americana, Dra. Gladys de Souza Sanchez; o Reitor da UEPG, Prof. Dr. Miguel Sanches Neto; 
o Prof. Dr. Dimas Floriani do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR; 
o Prof. Dr. Nicolas Floriani do Programa de Pós-graduação em Geografia da UEPG; 
os representantes do Grupo de Pesquisa e Extensão Interconexões da UEPG, a Dra. Tanize Tomasi, 
o Doutorando Renato Pereira e a Doutoranda Cleusi Bobato Stadler.
A UNITINERANTE é um projeto idealizado e coordenado pela Casa Latino-americana e tem como finalidade promover trabalhos conjuntos de extensão entre as Instituições de Ensino Superior, o Poder Público e as Organizações Sociais, para atuarem regionalmente em coletivos em vulnerabilidade social, a fim de promover o empoderamento, a capacitação e o desenvolvimento desses grupos. 

Com base em práticas extensionistas e educativas participativas e includentes, o projeto apoia-se na coordenação de equipes interdisciplinares capazes de responder às demandas locais, de acordo às temáticas aglutinadoras: saúde, meio ambiente, economia solidária, cultura, envolvendo todas as áreas e setores do conhecimento das Instituições de Ensino.

Para tanto, buscará envolver os projetos de extensão e pesquisa já cadastrados nas IES e que tenham convergência com os princípios do Projeto Unitinerante, indo ao encontro da proposta abrangente de curricularização formal da extensão nos cursos de nível superior, conforme as Novas Diretrizes da Extensão Universitária do MEC (Res. Nº 7/2018).

Logo da apresentação do projeto, o Reitor da UEPG prontamente mostrou-se interessado em participar da Unitinerante, destacando a Pró-Reitoria de Graduação e a Pró-Reitoria de Extensão como interlocutoras com a equipe da RED CASLA-CEPIAL.

O PRÉ-CEPIAL 2019 foi outro assunto conversado na reunião. O Evento preparatório para o VI Congresso Internacional de Cultura e Educação para a Integração da América Latina (VI CEPAL), ocorrerá em meados de agosto de 2019, no município de Rebouças, Paraná.

Para tanto, conta com o importante apoio da Prefeitura Municipal de Rebouças. A atual gestão do Município de Rebouças é conhecida por aproximar-se dos interesses das comunidades rurais, destacando por apoiar e realizar projetos de desenvolvimento local junto às organizações sociais, além do reconhecimento de grupos e de territórios tradicionais, tais como os faxinalenses e as benzedeiras.

O Pré-Cepial de 2019 trará de debater as experiências de desenvolvimento local e reconhecimento de direitos gestadas nas comunidades e em parceria com universidades, agentes do poder publico e organizações sociais. As experiências apresentadas servirão de subsídio aos temas do VI CEPIAL, a ser realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em junho de 2020.

O tema ‘Solidariedade e Fronteiras: os rumos e desafios para democracia, educação e territórios na América Latina’ aparece como uma das sugestões para 2020. Nesses sentido, convidamos todas as instituições e organizações a aderirem ao Pré-Cepial de 2019, na cidade de Rebouças, enviando-nos propostas de apresentações de experiências de desenvolvimento, capacitação e empoderamento de comunidades rurais, urbanas e litorâneas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário