Projeto de Pesquisa registrado no CNPq cujo objetivo é reunir pesquisadores latino-americanos, com metodologia interdisciplinar, por meio de pesquisas, seminários e publicações em Meio Ambiente, Cultura e Sociedade. Este projeto (2015-18) é coordenado pelo Prof. Dr. Dimas Floriani, responsável pela linha de Pesquisa em Epistemologia e Sociologia Ambiental do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR e inserido na Rede Internacional CASLA-CEPIAL Semeando Novos Rumos / Sembrando Nuevos Senderos (Coordenação Geral de Casa Latino-Americana - CASLA). Clique para acessar o projeto.


ESTAMOS INICIANDO UMA NOVA CAMINHADA EM 2019. Registramos novo projeto de pesquisa no CNPq (2019-2021), com o título de:
CONFLITOS DO SOCIOAMBIENTALISMO DESDE AS MARGENS: as intermitências do desenvolvimento e da democracia na América Latina.
Estamos associando ao projeto o(a)s doutorando(a)s da Linha de Epistemologia Ambiental do PPGMADE (UFPR).



quinta-feira, 25 de abril de 2019

COMUNICADO 2 da Oficina IV – Epistemologia Ambiental - 05/04/2019



 
Na reunião de terça-feira, dia 02/04/19, nossa segunda reunião com o coletivo da linha de Epistemologia Ambiental (a anterior e primeira reunião do início da Oficina ocorreu em 26 de março/19) foram abordados os seguintes pontos da pauta. Presentes na reunião: Discente: Rívea, Roberto, Diego (Giovanna justificou ausência por doença). Docentes: Dimas, Alexandre, Edmilson, Lúcia Helena e Yanina (Mayra justificou ausência por estar reunida com a comissão de bolsas)
1-    Informes gerais
2-    Memória da reunião anterior
3-    Andamento e perspectivas de organização/planejamento das atividades

1-    INFORMES GERAIS

Nos informes gerais, foi comunicado a defesa de tese de doutorado no PGSOCIO, do sociólogo Felipe Bueno Amaral, com o tema: LA PERLA DE SOCONUSCO E SUAS INTERAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: mobilidade humana e agenciamentos de vidas na fronteira. (Orientador: Prof. Dimas Floriani – UFPR - e Co-orientador: Prof. Enrique Coraza de los Santos – Ecosur-México), com o seguinte RESUMO e Palavras-Chave:

“Este trabalho foi realizado pensando o trânsito de pessoas (migrantes e refugiadas) entre fronteiras e suas redes de interação socioambiental. Por interações socioambientais entendemos todas as relações estabelecidas em um território, entre humanos e coisas e suas transformações naquele espaço-tempo, na forma de territorializações, desterritorializações e reterritorializações. Essas últimas correspondem às trocas que as pessoas que se tornam migrantes ou refugiadas, realizam com e no novo ambiente. Através de um estudo etnográfico realizado durante oito meses como voluntário em organizações da sociedade civil (OSC) que apoiam pessoas em trânsito, na cidade de Tapachula, fronteira entre México e Guatemala, se pode observar que a despeito das distintas subjetividades e ritmos impostos pelo território, as microfronteiras pelas quais transitam (como as OSC’s), são significativas na estrutura e no sentido das novas sociabilidades”. 

Palavras-chave: Território; Fronteiras; Trânsito; OSC.
            Ainda na seção Informes, foi mencionado que dentro da programação prevista para seminários da Oficina IV, estávamos pensando elencar uma série de nomes de estudiosos de temas de interesse da linha, tendo em vista a necessidade de elaborarmos como pano de fundo do relatório a ser apresentado no final da fase A uma reflexão aprofundada sobre alguns dos eixos transversais que apontem para a construção de alguns temas de pesquisa comuns aos interesses do coletivo.
Neste sentido, o primeiro convidado a fazer uma apresentação de sua pesquisa recente é o recém-doutor Felipe Bueno Amaral que nos apresentará o quadro analítico e conceitual de seu trabalho, fazendo uma aproximação entre teoria e empiria, relatando-nos o processo de construção de sua pesquisa, suas tensões internas, escolhas conceituais e devolutiva da realidade, por meio da observação e vivência do pesquisador.  Lembramos que a temática abordada pelo autor é de suma importância para a Linha de Epistemologia, uma vez que traz alguns autores de referência para tratar de conceitos complexos, tais como de “territórios” (territorialização, desterritorialização, reterritorialização), “fronteiras”, “espaços fronteiriços”, “subalternidade”, “memória”, “identidade”, “apartheid interior”, “comunidades imaginadas”, entre outros.
Voltaremos a abordar a dinâmica das apresentações de estudiosos de temas de interesse mais adiante, quando abordarmos a questão da organização/planejamento das atividades da Fase I da Linha.

2-    MEMÓRIA DA REUNIÃO ANTERIOR
No Comunicado 1 estão delineados os pontos de interesse estratégicos de atuação da linha, partindo das atividades do PPGMADE, realizadas e por realizar, bem como a dinâmica pretendida pela Linha na organização e andamento da Oficina IV em suas duas fases (A e B).
Neste sentido, o(a)s doutorando(a)s responderam a um questionário (formulário) de avaliação de suas atividades ao longo de 2018 (Módulos I, II e III, Disciplinas obrigatórias das linhas e a Construção da Pesquisa Interdisciplinar).
Em reunião do Comitê Científico entre docentes (dia 18 de março/19, a primeira foi dia 11/03/19) preparatória da Oficina IV, ficou estabelecido que haveria uma reunião ampliada do Grande Coletivo (Parlamento) no dia 12 de abril/19 em que o(a)s doutorando(a)s fizessem uma apresentação pública de suas avaliações retratadas nos formulários preenchidos por ele(a)s.
O resultado dessas avaliações irá subsidiar o PPGMADE para redesenhar estratégias de organização curricular bem como definir melhor suas estratégias pedagógicas, de pesquisa e de publicação.
Assim, na próxima reunião da linha, de terça-feira, dia 09/04/19 o(a)s discentes apresentarão uma prévia de avaliação feita desde a Linha de Epistemologia Ambiental.

3     - ANDAMENTO E PERSPECTIVAS DE ORGANIZAÇÃO/PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES

Nesta reunião do dia 02/04/19 retomamos algumas das ideias lançadas e debatidas na reunião anterior da linha (26/03/19) quando fizemos um breve histórico sobre as metodologias e práticas adotadas em turmas anteriores da Oficina IV do PPGMADE. Avaliávamos que devido à existência das linhas que já possuem pesquisas em andamento, seria bastante problemático tentarmos entre 22 doutorando(a)s nos aventurarmos a construir uma problemática geral para todas as linhas.
Assim, buscamos lançar algumas propostas de funcionamento na linha, buscando desenvolver uma estratégia capaz de nos conduzir à construção de alguns temas transversais, resultantes de nossas intenções de pesquisa, combinadas com as atividades que buscaremos implementar em nossos seminários.
Neste sentido, essas atividades referem-se aos seguintes aspectos: trazer para o coletivo, de maneira condensada, nossas intenções de pesquisa, fruto da construção de cada um(a), ou seja, textos escritos, projetos em andamento, intenções ainda em fase de amadurecimento, etc.
Simultaneamente, apresentar algumas exposições (comunicações) por parte de estudioso(a)s de temas de nosso interesse para subsidiar nosso debate e a construção e aprofundamento de temas que estão ou estarão sendo tecidos, a fim de desenharmos alguns temas para pesquisa e transversalidades entre os mesmos.
A apresentação do recém doutor Felipe Bueno Amaral, na terça, dia 09/04 vai nesta direção.
Outros nomes estão sendo convocados para novas apresentações temáticas, tais como Alexandre Hedlund (pensando desde as margens sistemas de direito e da democracia), Daniel Tozzini ( sobre Latour e o programa forte em sociologia), Ernesto Jacob Keim (sobre cosmovisão indígena, processos de emancipação e fenomenologia goethiana), Lucia Helena (sobre imaginários) e outros ainda a serem elencados.
Da conjunção dessas práticas, poderemos induzir questões de interesse comuns e poderão propiciar bons diálogos interdisciplinares. Como resultado, iremos tecendo as condições para chegarmos a elaborar um relatório geral para final de junho, constituindo assim o término da Fase 1 da Oficina IV. Logo em seguida, iniciaremos a Fase 2, com o propósito de aprofundamento e elaboração dos diversos temas de tese de doutorado até final de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário