Projeto de Pesquisa registrado no CNPq cujo objetivo é reunir pesquisadores latino-americanos, com metodologia interdisciplinar, por meio de pesquisas, seminários e publicações em Meio Ambiente, Cultura e Sociedade. Este projeto (2015-18) é coordenado pelo Prof. Dr. Dimas Floriani, responsável pela linha de Pesquisa em Epistemologia e Sociologia Ambiental do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR e inserido na Rede Internacional CASLA-CEPIAL Semeando Novos Rumos / Sembrando Nuevos Senderos (Coordenação Geral de Casa Latino-Americana - CASLA). Clique para acessar o projeto.


ESTAMOS INICIANDO UMA NOVA CAMINHADA EM 2019. Registramos novo projeto de pesquisa no CNPq (2019-2021), com o título de:
CONFLITOS DO SOCIOAMBIENTALISMO DESDE AS MARGENS: as intermitências do desenvolvimento e da democracia na América Latina.
Estamos associando ao projeto o(a)s doutorando(a)s da Linha de Epistemologia Ambiental do PPGMADE (UFPR).



quarta-feira, 23 de agosto de 2017

ATIVIDADES ACADÊMICAS E CONTATOS COM ORGANIZAÇÕES SOCIAIS EM PORTO VELHO – RONDÔNIA - 16 a 21 de de agosto de 2017


1)  PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (PPGG/UNIR)





Sobre o registro fotográfico dos inícios da história de Rondônia e da construção da “Ferrovia do Diabo”, as fotos da Coleção de negativos de Dana B. Merrill:




12º. Encontro do Programa de Pós-Graduação em Geografia: MARCADORES TERRITORIAIS – um conceito em construçãohttp://www.posgeografia.unir.br/

Cabe destaque especial ao organizador do evento, Prof. Dr. Josué da Costa e Silva um dos fundadores do PPGG/UNIR e editor-chefe da Revista Presença Geográfica (RPGeo) a quem coube abrir o evento, após a apresentação do mesmo pelas autoridades universitárias. A coordenadora do Programa de Pós Graduação Profa. Dra. Maria Madalena de Aguiar Cavalcante teve papel relevante na condução dos trabalhos e nas visitas realizadas à Reitoria e à Fundaro.



Local: Auditório Milton Santos – Centro de Estudos Geográficos e Sócio-Ambientais da Amazônia –CEGEA –


Ao comemorar seus doze anos de existência o PPGG/UNIR coloca em evidencia o conceito de marcadores territoriais desenvolvido entre os trabalhos da linha de pesquisa Território e Sociedade na Pan-Amazônia – TSP – como tema deste evento, trataremos das aplicações, limites e avanços deste conceito na pesquisa científica.  


Este conceito foi expandido pelo Prof. Dr. Adnilson de Almeida Silva



em sua tese de doutorado (Territorialidades e identidade do coletivo Kawahib da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia:“Orevaki Are”(Reencontro) dos “Marcadores Territoriais. 2010 - Tese de Doutorado em Geografia - UFPR).


O primeiro esboço teórico do conceito de Marcadores Territoriais foi feito pela pesquisadora portuguesa, Dra. Isabel de Castro Henriques (2003) em seus estudos sobre África:


 O 12º. Encontro serviu também para que os mestrandos e doutorandos apresentassem seus trabalhos de pesquisa em andamento, e demonstrando os usos do conceito de Marcadores Territoriais em seus respectivos estudos sobre a realidade sócio-territorial-ambiental-cultural de Rondônia (estudos com comunidades indígenas, afro-descendentes e camponesas). O Encontro propiciou um momento de extrema fertilidade, já que permitiu avaliar o alcance e o tensionamento da aplicação desse conceito e sua base teórico-metodológica.


O Prof. Dr. Dimas Floriani foi convidado a proferir palestra de abertura do 12º. Evento, com o título de A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E O FAZER CIENTÍFICO (apresentação em power point):


Neste mesmo evento foi apresentada a proposta da Universidade Itinerante da Rede Internacional Casla-Cepial, pela coordenadora da CASLA, Dra. Gladys Renée de Souza Sánchez. A proposta da Universidade Itinerante é uma iniciativa que reúne atores acadêmicos e não acadêmicos (organizações, movimentos sociais, ministério e defensoria pública) para ampliar o arco do diálogo e inserção social das universidades, comprometidas com uma ciência pública e pertinente.




Rondônia sediará o VI CEPIAL (Congresso de Educação e Cultura para a Integração da América Latina) para o final de dezembro de 2019. O PPGG/UNIR propôs-se com o apoio da Universidade e de organizações e movimentos sociais de Rondônia a coordenar o evento que se insere nas ações estratégicas da Rede Internacional Casla-Cepial ( http://redecaslacepial.blogspot.com.br/ ).

Neste sentido, foram realizadas algumas visitas na cidade de Porto Velho para convidar e motivar alguns desses atores-chave para a realização do próximo congresso.

Iniciamos com a visita às organizações sociais que atuam com projetos aplicados de desenvolvimento sustentável em comunidades camponesas e indígenas, sob o princípio da agroecologia, recuperação da flora e com mapeamento por etnozoneamento.

Assim, na Oscip RioTerra (http://rioterra.org.br/pt/), fomos recebidos pelo doutor em geografia Alexis Bastos.  A entidade é um Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – criada em 1999, com o objetivo de contribuir para a formação de uma sociedade crítica, consciente de seu contexto socioeconômico e ambiental, capaz de propor um modelo de desenvolvimento para região amazônica que alie conservação e sustentabilidade à melhoria da qualidade de vida das populações locais. Essa melhora deve vir acompanhada pela valorização das diferenças culturais, observação das necessidades regionais e respeito a capacidade de suporte dos recursos naturais.




A Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé (http://www.kaninde.org.br/) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sem fins lucrativos, fundada em 15 de novembro de1992, por um grupo de pessoas que trabalhavam com o povo indígena Uru-eu-wau-wau e na defesa do meio ambiente, em Rondônia.

Entre as principais atividades desenvolvidas, desde a sua criação, destacam-se as ações de vigilância e fiscalização da Terra Indígena Uru-eu-wau-wau e do Parque Nacional de Pacaás Novos, a assessoria às organizações indígenas, laudo de impacto ambiental, diagnóstico etnoambiental participativo em terras indígenas, avaliação ecológica rápida, etnozoneamento, plano de gestão de terras indígenas, educação ambiental, desenvolvimento de projetos de carbono, elaboração de projetos e acompanhamento de políticas públicas.

Lá fomos recepcionados e atendidos pela geógrafa e antropóloga Ivaneide Bandeira Cardozo, uma das principais desenvolvedoras da metodologia de etnozoneamento em comunidades indígenas.


Na Ação Ecológica Guaporé, ECOPORÉ fomos recebidos pelo técnico Paulo Henrique Bonavigo (www.ecopore.org.br).

Ecoporé foi criada em 25 junho de 1988, na ocasião com o intuito de legitimar suas ações desenvolvidas contra a exploração predatória de madeiras, combate ao desmatamento ilegal e ao processo de invasão das Unidades de Conservação, que à época se expandiam no estado de Rondônia, sediando-se no município de Rolim de Moura, interior do Estado. Posteriormente, em 2000, transfere sua sede para a capital do estado, Porto Velho.


Estivemos também fazendo uma visita de cortesia ao Reitor da UNIR, Prof. Dr. ARI OTT, expondo o histórico da Rede Internacional CASLA-CEPIAL e solicitando o apoio da Universidade para a realização em Rondônia do VI CEPIAL para o final de 2019.










Na segunda-feira, dia 21 de agosto/17 fizemos uma visita à Fundação de Rondônia (FUNDARO - http://www.rondonia.ro.gov.br/fapero/ ), instituição de apoio e fomento à ciência, tecnologia e eventos para apresentar a proposta da Rede Internacional Casla-Cepial e o VI CEPIAL que está sendo organizado pela Rede, juntamente com a UNIR (Universidade de Rondônia), cuja previsão é para meados de 2019.

Fomos recebidos pelo seu Presidente, Francisco Elder Souza de Oliveira e pelo Coordenador de Pesquisa Científica, Adreimar Martins Soares que ficaram motivados em apoiar o evento que segundo seu presidente será da maior relevância para Rondônia e para a Região Pan-Amazônica. A geógrafa, Profa. Dra.Maria Madalena de Aguiar Cavalcante, Coordenadora do Programa de Pós Graduação esteve presente, representando a UNIR. Dra. Gladys Renée de Souza Sanchez, Presidente da CASLA e o Prof. Dr. Dimas Floriani, coordenador acadêmico da Rede fizeram uma exposição da história e objetivos da Rede Internacional Casla-Cepial. 




2 comentários:

  1. Parabéns queridos Dimas e Gladys, pela luta heróica mantida por vocês pra levar conhecimento e solidariedade aos irmãos latino americanos e brasileiros, de todos os cantos. Saúde e alegria sempre para que estejam sempre mais fortes. Abraço deste que os admira em grau superlativo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns queridos Dimas e Gladys, pela luta heróica mantida por vocês pra levar conhecimento e solidariedade aos irmãos latino americanos e brasileiros, de todos os cantos. Saúde e alegria sempre para que estejam sempre mais fortes. Abraço deste que os admira em grau superlativo.

    ResponderExcluir