Projeto de Pesquisa registrado no CNPq cujo objetivo é reunir pesquisadores latino-americanos, com metodologia interdisciplinar, por meio de pesquisas, seminários e publicações em Meio Ambiente, Cultura e Sociedade. Este projeto (2015-18) é coordenado pelo Prof. Dr. Dimas Floriani, responsável pela linha de Pesquisa em Epistemologia e Sociologia Ambiental do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR e inserido na Rede Internacional CASLA-CEPIAL Semeando Novos Rumos / Sembrando Nuevos Senderos (Coordenação Geral de Casa Latino-Americana - CASLA). Clique para acessar o projeto.


ESTAMOS INICIANDO UMA NOVA CAMINHADA EM 2019. Registramos novo projeto de pesquisa no CNPq (2019-2021), com o título de:
CONFLITOS DO SOCIOAMBIENTALISMO DESDE AS MARGENS: as intermitências do desenvolvimento e da democracia na América Latina.
Estamos associando ao projeto o(a)s doutorando(a)s da Linha de Epistemologia Ambiental do PPGMADE (UFPR).



quarta-feira, 13 de abril de 2016

Pauta da Reunião de Planejamento do Grupo de Epistemologias, Saberes, Práticas e Conflitos Socioambientais. 16/03/2016 – 14:30 hs.



Caberá para esta reunião alguns  informes sobre diversos assuntos, tais como:


1-      O processo seletivo que ocorreu no final do ano passado no PPGMADE em que foram aprovados alunos do mestrado e do doutorado na linha de Epistemologias, Saberes, Práticas e Conflitos socioambientais:


DOUTORADO :


1 Nathalia Lima Barreto

Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Direito Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Direito Administrativo, Ambiental e Urbanístico do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (PROPOLIS/PPGD-UFPR). Aperfeiçoamento em Direito Ambiental Internacional pela United Nations Institute for Training and Research. Integra o corpo de pareceristas ad hoc da Revista de Direito da Cidade da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e da Revista de Direito Econômico e Socioambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Conteudista em direito ambiental da Editora Saraiva. Membro da Comissão de Direito Ambiental e da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/PR.

Dissertação: Direito, Planejamento e Meio Ambiente: a dimensão jurídica do planejamento socioambiental do território,Ano de Obtenção: 2014.



2 Adriano Fabri

Mestre em Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTE da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Desenvolve pesquisa na área de Sustentabilidade, Desenvolvimento, Epistemologia Ambiental, Tecnologia, Comunidades e Povos Tradicionais. Possui especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento - NIMAD da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2005) e graduação de Gestão da Informação pela UFPR (2002). Atualmente cursa Licenciatura em Ciências Sociais (EAD) pela Universidade Luterana do Brasil e atua profissionalmente como Analista de Projetos (Bolsista) da Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná - SETI/Pr.

Dissertação: Ecovilas: uma análise comparativa a partir das dimensões da sustentabilidade,Ano de Obtenção: 2015.



3 Ana Lizete Farias

Possui graduação em GEOLOGIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado em GEOLOGIA AMBIENTAL pela Universidade Federal do Paraná (1996). Qualificação Ensino: Vivência em ensino/palestras em cursos com interface com a área ambiental: legislação ambiental, licenciamento, Estudos Ambientais (Avaliação de Impacto Ambiental:metodologias e cases,Recuperação de Áreas Degradadas), Desenvolvimento Sustentável Área Financeira: Financiamento de Projetos (Banco Mundial e IFC), análise de empresas quanto ao risco socioambiental para fins de concessão de crédito, produtos socioambientais, financiamento de projetos segundo diretrizes dos Principios do Equador, Princípios do Investimento Responsável (Principles for Responsible Investiments -PRI) Sustentabilidade: relatórios de sustentabilidade segundo Global Reporting Initiative ,indicadores de sustentabilidade relacionamento com stakeholders, Pacto Global da Onu, Objetivos do Milênio, Estatuto da Criança e do Adolescente, Voluntariado Empresarial Corporativo. Qualificação Profissional Sólida experiência em gestão ambiental (licenciamento, Avaliação de Impacto Ambiental, redação de laudos técnicos, auditorias, Planos de Manejo de Áreas Protegidas) nos segmentos governamental, ONGs, instituições financeiras e indústrias. Ótima experiência em gestão de risco socioambiental de empresas segundo as políticas do IFC (International Finance Corporation) e Princípios do Equador para concessão de crédito à empresas em instituições financeiras. Conhecimento e experiência na implementação da sustentabilidade utilizando indicadores do Global Reporting Initiative (GRI) e Ethos. Desenvolvimento de cadeia de fornecedores por meio de avaliação, priorização, planos de ação, capacitação. Experiência no planejamento de estratégias comerciais para integração da sustentabilidade no negócio. Excelente capacidade de trabalho em equipe e grande vivência como membro/gerente direta de equipes multidisciplinares. Habilidade para dialogar e negociar com sociedade civil, setor privado e governo. Bons conhecimentos de planejamento estratégico e governança corporativa. Bons conhecimentos sobre a aplicação do FSC (Forest Stewardship Council). Proativa, sentimento de urgência e responsabilidade,forte capacidade para trabalhar de forma independente , habilidade para desenvolver estratégias para o alcance de objetivos e metas, mediação de conflitos e excelente capacidade para transmissão de conhecimentos mediante palestras, treinamentos.

Dissertação: Caracterização Ambiental, Hidrogeológica e Geoquímica dos Depósitos Aluvionares da Bacia Hidrográfica do Rio Pequeno, Região Metropolitana de Curitiba - PR,Ano de Obtenção: 1996.



4 Zenilda Ribeiro da Silva

MESTRE EM CIÊNCIAS, pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, UTFPR, (2015). Possui Licenciatura plena em BIOLOGIA - Formação Especial de Professores Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008) e graduação em ZOOTECNIA pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é docente - Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto, atuando principalmente no seguinte tema: Ensino de Biologia e Ciências Naturais.

Dissertação: O ensino de Ecologia mediado pelo Conceito Unificador Energia: O Biodigestor enquanto modelo didáticopara uma abordagem Interdisciplinar,Ano de Obtenção: 2015.



5 Naziel de Oliveira

Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná, Parecerista de Revista Científica, Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Especialista em Educação Ambiental e Prática Escolar, Bacharel em Ciências Biológicas e Licenciatura Plena em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é Professor da rede Pública de Ensino do Estado do Paraná, Professor de Curso de Extensão na área de Meio Ambiente, Professor nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade FACSUL, 2008-2014, Professor "FreeLancer" da Editora Positivo, Professor de Pós Graduação(convidado), na área ambiental, do Grupo Uninter, Auditor de Sistema de Normas ISO 14001 e 900.

Dissertação: Conceitos de Natureza, Meio Ambiente e Ambiente em livros didáticos de Biologia aprovados no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, ao 2012.,Ano de Obtenção: 2015.



MESTRADO :



1 Irma Catalina Salazar Bay

Formação em Engenharia Ambiental pela UFPR - Universidade Federal do Paraná, graduação concluída em 2014. Experiência nas áreas de Ciências Ambientais e Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Sustentável. Atualmente, Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais na FAP - Faculdade de Artes do Paraná - Campus II Curitiba da UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná.

Monografia: Concepção de Intervenções de Saneamento Sustentável em áreas urbanas de baixa renda.



2 Abdala Diorkis Sanchez Paz

Possui graduação em Licenciatura em Estudios Socioculturales pela Universidade de Granma (2006).

Monografia: Potencialidades del municipio Jiguaní para la conformación del Produto Turístico



3 Leonardo Patrício Migues de Leon

Possui graduação em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Internacional de Curitiba (2014). MBA em Administração e Negócios Internacionais pelo Centro Universitário Internacional de Curitiba (2016). Atualmente Mestrando da Universidade Federal do Paraná em Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Monografia (Especialização em Administração e Negócios Internacionais): MEIO AMBIENTE E COMÉRCIO INTERNACIONAL: CONTRADIÇÕES E MUDANÇAS FRENTE A UMA CRISE AMBIENTAL GLOBAL. (2016)

Monografia (Graduação em R.I.): Secessionismo Catalão: A transição para uma projeção internacional – 2014.

4 André Luiz Brondani

Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). Licenciado em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010) e Graduado em Química Ambiental Aplicada à Indústria pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Atualmente é Professor de Ciências na Prefeitura Municipal de Araucária. Mestrando em Meio Ambiente e Desenvolvimento na UFPR.

Monografia de especialização em Ensino de Ciências : EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS - RECICLAGEM DE ÓLEO DE FRITURA PARA CONFECÇÃO DE SABÃO ARTESANAL. (2014)

Monografia de graduação em Química: PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA.(2010)



2-      Cronograma PRELIMINAR Semana Introdutória PPGMADE/2016 – 04 A 08 DE ABRIL/16





3-      Inscrição junto ao EDITAL UNIVERSAL do  CNPq do projeto de pesquisa em andamento na linha, com duração de 36 meses,  com o mesmo título do Relatório Final da 2ª. Etapa da Oficina 4: POR UMA EPISTEMOLOGIA DA DIVERSIDADE E DOS ESPAÇOS MARGINAIS: (in)justiça ambiental, sujeitos subalternos, discursividades e res(ex)istências no contexto do socioambientalismo contemporâneo.(projeto em anexo).



4-      Inscrição junto ao Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) da CAPES, (Projeto em anexo) para a realização do Seminário Internacional sobre Terrritórios, Conflitos Socioambientais, Soberania e Segurança Alimentar na América Latina, juntamente com o lançamento da Coleção editada pela UFPR em parceria com a Rede Internacional Casla-Cepial, a ser realizado nos dias 16,17 e 18 de junho de 2016. Os três títulos da Coleção bilíngue, com o nome de “Semeando Novos Rumos / Sembrando Nuevos Senderos” são os seguintes:



- 1) SABERES, PAISAGENS E TERRITÓRIOS RURAIS DA AMÉRICA LATINA (Org. Narciso Barrera-Bassols e Nicolás Floriani);

- 2) AMÉRICA LATINA: SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE - TEORIAS, RETÓRICAS E CONFLITOS EM DESENVOLVIMENTO (Org. Dimas Floriani e Antonio Elizalde);

- 3) SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: SUSTENTABILIDADE NA AMÉRICA LATINA (Org. Islandia Bezerra e Julian Perez).

5-      Contatos com a Profa. Dra. Ana Tereza dos Reis da UnB, como Professora colaboradora do PPGMADE, em nossa linha. Profa. Ana Tereza está em contato com o Prof. Dr. Hughes Lacey, filósofo da ciência e que atualmente pesquisa sobre temas de agroecologia; Prof. Lacey se dispõe a vir proferir palestra na linha.

6-      O Prof. Dr. Nicolas Floriani da UEPG retornou recentemente do seu pós-doutorado no Chile e na França e se dispõe a trazer seus resultados da pesquisa que versou sobre paisagens e usos sustentáveis  de florestas por parte das comunidades mapuches no sul do Chile e contribuições teóricas  e metodológicas sobre estes temas.

7-      Contato com o Prof. Dr. Jorge Montenegro Gomez (Depto. de Geografia – UFPR)  que se dedica à cartografia de conflitos socioambientais de populações tradicionais e que está disposto a interagir com nossa linha de pesquisa.

8-      Criação do Núcleo de Direito e Meio Ambiente no PPGMADE (com seleção em andamento), sob a coordenação da Profa. Dra. Katya Isaguirre e  Prof. Dr. Carlos Frederico Marés de Souza (PUC-PR).

9-      Planejamento das atividades para 2016: organização de seminários, aprofundamento dos temas de pesquisa por parte dos alunos, definição dos comitês de orientação.

10-   Agrupamentos temáticos para definir estratégias de pesquisa e de publicação conjuntas (docentes/discentes) da linha. Retomada dos temas avançados no Relatório da Oficina IV a fim de facilitar o agrupamento temático e as equipes de autores para a elaboração de artigos para periódicos.

11-   Outros Informes

12-   Temas livres


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