Projeto de Pesquisa registrado no CNPq cujo objetivo é reunir pesquisadores latino-americanos, com metodologia interdisciplinar, por meio de pesquisas, seminários e publicações em Meio Ambiente, Cultura e Sociedade. Este projeto (2015-18) é coordenado pelo Prof. Dr. Dimas Floriani, responsável pela linha de Pesquisa em Epistemologia e Sociologia Ambiental do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR e inserido na Rede Internacional CASLA-CEPIAL Semeando Novos Rumos / Sembrando Nuevos Senderos (Coordenação Geral de Casa Latino-Americana - CASLA). Clique para acessar o projeto.


ESTAMOS INICIANDO UMA NOVA CAMINHADA EM 2019. Registramos novo projeto de pesquisa no CNPq (2019-2021), com o título de:
CONFLITOS DO SOCIOAMBIENTALISMO DESDE AS MARGENS: as intermitências do desenvolvimento e da democracia na América Latina.
Estamos associando ao projeto o(a)s doutorando(a)s da Linha de Epistemologia Ambiental do PPGMADE (UFPR).



terça-feira, 13 de agosto de 2019

Comunicado 6 – Linha de Epistemologia Ambiental – 13/08/2019


Após formalmente concluída em julho/19 a primeira etapa da Oficina 4 da turma XIII (2018-2022) do doutorado PPGMADE-UFPR, o(a)s doutorando(a)s juntamente com o(a)s docentes da Linha de Epistemologia preparam o Relatório Final das atividades realizadas no primeiro semestre/19, a ser entregue até o final do mês de agosto/19.

O roteiro de apresentação do referido relatório está assim organizado:

PROBLEMÁTICA DA PESQUISA INTERDISCIPLINAR:

A produção de desigualdades sociais e os sujeitos plurais no contexto da modernidade periférica e crise socioambiental.



 (RELATÓRIO DA OFICINA IV (1ª. Fase) – Construção de problemática(s) de pesquisa(s) da linha de Epistemologia Ambiental

I-             Apresentação geral: histórico e metodologia da Construção da oficina IV

INTRODUÇÃO



a.    Apresentação geral: histórico e metodologia da Construção da Oficina IV

II-            A EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA DA LINHA EPISTEMOLOGIA AMBIENTAL

III-     INTERMITÊNCIAS DA MODERNIDADE PERIFÉRICA CAPITALISTA: desenvolvimento como signo de crescimento econômico e fragilidades democráticas em contextos latino-americanos de heterogeneidade estrutural



a)    MODERNIDADE PERIFÉRICA:  LIMITES DO DESENVOLVIMENTO



b)   MODERNIDADE PERIFÉRICA:   FRAGILIDADES DEMOCRÁTICAS E OS CONFLITOS DO SOCIOAMBIENTALISMO (VULNERABILIDADES SOCIO-ETNO-TERRITORIAIS).



IV-           DIAGRAMAS PARA REPRESENTAR AS DINÂMICAS ENTRE OS SISTEMAS DOMINANTES, DE BORDA E HÍBRIDOS: territorialização das zonas de diferenciação/transição, conflitos e coexistências



a)    Diagrama I – Representação dos Sistemas Dominantes, de Borda e Híbridos, com suas zonas de diferenciação, conflitos e espaços de interações

b)    Diagrama II – Dinâmicas intersistêmicas com seus elementos constitutivos

c)    Diagrama III – Interatividade e recursividade intersistêmica



d)    DIAGRAMA IV: Ação pendular do Modelo Desenvolvimentista em Crise (MDC)





e)    QUADRO I: Dinâmicas dos atores situados nas bordas, sua capacidade de respostas e recursos mobilizados tendendo à autonomia ( seguidos por sinais + e – )



f)     QUADRO II: Dinâmicas de Produção de Sistemas de Borda e Híbridos (- e + Inclusivos)



V-           Produção de subjetividades no contexto da modernidade periférica: percursos para a constituição de um sujeito ecológico?[1]

VI-          V. Racionalidades em contextos culturais diferenciados[2]

VII-        ARTICULAÇÕES DOS DIVERSOS TEMAS DE PESQUISA, COM O MODELO TEÓRICO (Sistema de Interação Societal - SIS) – Doutoranda(os) da Turma XIII (2018-2022) – PPGMADE – UFPR

VIII-       Propostas de pesquisa do(a)s doutorando(a)s ainda em fase de construção temática (títulos provisórios)

DIEGO SILVÉRIO: Dimensões híbridas do bem viver e da saúde comunitária  

GIOVANNA CARLA BARRETO : Implicações socioecológicas do trabalho da mulher na pesca de arrasto de camarão 

RÍVEA MEDRI - Modelo Heurístico da linha de Epistemologia Ambiental e a Gestão da Água

ROBERTO JOSÉ COVAIA KOSOP - O Paraíso Imperfeito: a profanação decolonial ante a sacralidade jurídica.



[1] Esta apresentação sobre a produção de subjetividades se apoia na seção do capítulo 4,  de nossa autoria (FLORIANI, 2019) e que consta do compêndio coletivo do livro Ética Socioambiental (2019), publicado pela Editora Manole, em coedição com IEA-USP, organizado por Philippi Jr., Sampaio e Florit.
[2] Apoiamos esta seção sobre racionalidades no capítulo de Floriani (2019, no prelo), com o título de  Teorias socioecológicas e abordagens de problemas socioambientais: epistemes e racionalidades plurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário